Acessibilidade
Acesso à Informação
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Profissionais da REME realizaram estudos para implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Deodápolis


08/03/2018 - 15:05:00

 

 


  

Os profissionais da Rede Municipal de Educação de Deodápolis realizaram nesta semana o dia ‘D’ para discutir a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O objetivo foi o de discutir junto a toda classe estudantil municipal a estrutura e as competências da BNCC. Estiveram reunidos os professores da educação infantil, fundamental e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O dia 6 de março ficou marcado em todo o Brasil como o dia ‘D’ para a discussão do tema.

“Convidamos todos os profissionais da educação aqui em nossa Rede Municipal de ensino neste momento de muita importância e que nos leva a refletir de forma coletiva as ações que devem ser feitas em face das melhorias que almejamos para a educação. Este é um evento que deve envolver a nação brasileira e que precisa levar a sério a educação!“ destacou o Secretario de Educação, Adriano Pimentel.

O que é a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.