...
Acessibilidade
Acesso à Informação
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Prefeitura: Reunião discute ações contra coronavírus


13/03/2020 - 08:08:00

 

 


  

Aconteceu ontem (12) na Prefeitura uma reunião com Secretários, Diretores das Agências, Diretores de Departamentos e Chefes de Setores. A reunião foi convocada pelo Prefeito Valdir Sartor, que está preocupado com o avanço do coranavírus.

“Precisamos tomar todo cuidado possível, nosso servidores que estão em contato direto com a população tem que estar instruído e atento como agir. Se todos fizerem sua parte, quem sabe conseguimos não ter casos desse vírus em nossa cidade.” Ressaltou o Prefeito Valdir Sartor

O que é o coronavírus?

 

Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus que tem uma estrutura em formato de coroa, conhecida desde 1960. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19. Ela foi descoberta no final de dezembro de 2019, na China. A primeira morte foi registrada em 9 de janeiro.

 

Como é a transmissão?

 

Por meio de três formas:

  • Por vias respiratórias, pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados;
  • Por contato físico, quando essas gotículas com o vírus alcançam mucosas do olho, nariz e boca por meio de beijos e abraços;
  • Por meio do contato de superfícies contaminadas, quando essas gotículas com o vírus ficam depositadas em locais como um corrimão ou uma maçaneta, e depois entram em contato com mucosas do olho, nariz e boca.