1. Home
  2. Noticias

NOTÍCIAS

Deodápolis apresenta resultados positivos com uso de ovitrampas em encontro estadual sobre controle do Aedes aegypti

Mesmo diante do cenário crítico na região, município conseguiu minimizar impactos das arboviroses com monitoramento eficaz

Postada em: 31/07/2025 - 13:53:00


A coordenadora de Controle de Vetores de Deodápolis-MS, Juliane Santana Lópes, representou o município no 1º Encontro Estadual de Soluções Entomológicas para o Monitoramento e Controle do Aedes em Mato Grosso do Sul, realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho, em Ponta Porã-MS. Ela esteve acompanhada pela agente de combate às endemias Ketylen Carvalho e pela fiscal da Vigilância Sanitária, Vanessa Ishiba.

Desde 2022, Deodápolis realiza ações com armadilhas de oviposição (ovitrampas), uma ferramenta eficaz para a detecção precoce da presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Segundo Juliane, os dados coletados com o uso das ovitrampas têm sido fundamentais para direcionar ações educativas, coleta de materiais e eliminação de criadouros, especialmente nas áreas mais vulneráveis.

Apesar dos desafios enfrentados no controle das arboviroses em todo o Estado e, em especial, na região sul de Mato Grosso do Sul, Deodápolis conseguiu minimizar os impactos e reduzir os riscos de contaminação, mesmo com o aumento expressivo de casos nos municípios vizinhos que ficaram por longos períodos em situação crítica.

O evento estadual teve como objetivo principal a troca de experiências entre os municípios, com destaque para novas estratégias e ferramentas tecnológicas. Um dos pontos abordados foi a utilização do mapa de calor, que tem se mostrado mais eficiente que o tradicional LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), ao permitir um diagnóstico mais preciso e direcionamento assertivo das ações de combate.

“Essa troca de experiências nos ajuda a aprimorar nossos planos de ação e adaptar as estratégias à nossa realidade municipal. Discutimos medidas que já estão dando certo e identificamos pontos a serem melhorados”, destacou Juliane.

Durante o encontro, também foi discutida a necessidade de modernização dos sistemas de informação utilizados na vigilância. Juliane reforçou ainda a intenção de ampliar o uso das ovitrampas para todo o município:

“Consideramos essa metodologia muito eficaz e pretendemos expandi-la para todo o município. Já realizamos esse trabalho na sede e no distrito de Lagoa Bonita, e agora planejamos levá-lo aos demais distritos de Deodápolis.”

O encontro contou com a presença do Prof. Dr. José Bento Pereira, pesquisador da FIOCRUZ/RJ, do Dr. Paulo Silva, gerente de entomologia do Estado, da coordenadora geral de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Poliana da Silva Lemos, além de representantes de 32 municípios convidados.

Fotos

Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade