1. Home
  2. Noticias

NOTÍCIAS

Entenda como funcionam os procedimentos de poda e corte de árvores em Deodápolis

Poda é gratuita, mas cortes de árvores exigem autorização específica conforme cada caso

Postada em: 22/10/2025 - 10:54:00


Com a assinatura do convênio de arborização urbana, toda a responsabilidade pela arborização passou a ser da Prefeitura, que atua seguindo os padrões estabelecidos pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Antes de realizar qualquer serviço, é importante entender as normas que garantem o cuidado com o meio ambiente e com a arborização urbana.

Poda de árvores

A poda é gratuita. O morador precisa apenas informar à Prefeitura o dia e o local em que o serviço será feito, para que a equipe municipal possa realizar o controle e a coleta adequada dos galhos. Esse registro é exclusivo para organização e não implica nenhum custo.

Corte de árvores exóticas

No caso do corte de árvores exóticas, como mangueira, palmeira imperial ou murta de cheiro, também não há taxa, mas o proprietário deve repor a vegetação.

Essa compensação pode ser feita de três formas:

  • Plantando uma árvore nativa, que pode ser doada gratuitamente pela Prefeitura;

  • Doando cinco mudas ao viveiro municipal;

  • Ou, se preferir, pagando a taxa de compensação ambiental.

Corte de árvores nativas

As árvores nativas, como ipês e aroeira, são protegidas por lei. O corte só pode ser realizado mediante licenciamento ambiental, com o pagamento da taxa prevista por lei.

Autorização e fiscalização

A Prefeitura reforça que qualquer serviço de poda ou corte deve ter autorização prévia. Caso seja identificado o trabalho sem a devida autorização, os agentes municipais podem interromper a atividade e apreender os equipamentos dos podadores.

O pedido de autorização deve ser feito pelo proprietário do imóvel, que deve contar com um profissional habilitado, como engenheiro ambiental, agrônomo, biólogo ou outro técnico autorizado.

A Prefeitura também destaca que não direciona os serviços a escritórios ou profissionais específicos, o proprietário tem liberdade para escolher o responsável técnico, inclusive de outras cidades, se desejar.

Fotos

Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade